Páginas

terça-feira

Uma Grande Perda...

Uma Grande Perda...

Nessa semana, o mundo perdeu uma das lendas vivas da história dos quadrinhos, Joe KubertKubert, que era conhecido pelas HQ’s Sargento Rock, TarzanGavião Negro e por vários outros trabalhos para a DC Comics, tinha 85 anos.



Ele nasceu em uma aldeia judia em uma região que hoje faz parte da Ucrânia e se mudou para os Estados Unidos com apenas dois meses de idade. Cresceu no Brooklyn e começou a desenhar quadrinhos por volta de 1938 quando tinha apenas 13 anos. Ganhava miseros cinco dólares por página, mas nunca largou o emprego por algo mais rentável. E foi certamente a melhor decisão que tomou na vida.
Trabalhou para a DC Comics durante a Era de Prata dos quadrinhos e foi exclusivo da editora. Começou a fazer as histórias do Gavião Negro quando tinha 19 anos e criou uma relação tão forte com o personagen que participou da reinvenção dele no início da década de 60. Durante os anos 50 participou da criação doPríncepe Viking e do Sargento Rock, ao lado do roteirista Robert Kanigher. Chegou a trabalhar como diretor de publicações da DC de 1967 a 1976, quando conseguiu os direitos para criar a HQ de Tarzan. E ele mesmo desenhou a série inteira do homem-macaco.

Mas uma de suas maiores contribuições ao universo dos quadrinhos foi certamente a fundação da Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art no estado de New Jersey. Essa foi a primeira escola voltada para formação superior em cartunismo e funciona até hoje. Famosa por ser rigorosa formou grandes nomes comoKarl Kesel, Scott Kolins, Alex Maleev, Tom Raney, Steve Lieber, Rags Morales e Adam e Andy Kubert, os filhos de Joe.
Desde o final dos anos 90, Kubert estava se dedicando a graphic novels como Fax From Sarajevo (1996) eDong Xoai (2009). E retornos a alguns de seus personagens clássicos como Sargento Rock e Tor – O Caçador Pré-Histórico. Também desenhou uma edição especial de Tex. Esse mês está saindo nos EUA seu último grande trabalho, feito ao lado do filho AndyBefore Watchmen: Night Owl.
DC recentemente havia anunciado uma minissérie em homenagem ao quadrinhista, Joe Kubert Presents. A minissérie teria seis edições de material produzido pelo próprio e convidados, com personagens que marcaram sua carreira. A previsão era que estreiasse em outubro nos EUA.
A causa da morte de Kubert ainda não foi divulgada. Porém já é fato consumado que ele fará muita falta para os fãs de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário